VAMOS FALAR DE LEITÃO...

O Belo Leitão da Bairrada


Como provavelmente muitos de vocês, adoooro um belo Leitão da Bairrada e por isso não é de estranhar que nesta escapadela sabática, que vos falei no post anterior, o primeiro almoço fosse o dito cujo, já que iríamos para a zona centro.

Como saímos relativamente cedo de Lisboa, era muito cedo para almoçar em Fátima.

E porquê em Fátima, se o tema deste post é o delicioso Leitãozinho, perguntam vocês???

Porque na rotunda Norte (quando se sai da A1), existe um pequenino snack-bar que tem um dos melhores Leitões da Bairrada que já alguma vez comi. A especialidade são as sandes de Leitão da Bairrada, que poderão ser em dois tipos de pão (a tradicional bolinha, que é a minha preferida e outro pão com menos miolo, do género da chapata). Está sempre "à pinha", mas vale a pena esperar.



Chama-se Mister Leitão e deixo aqui o link do mesmo e uma foto onde podem ver estas maravilhosas "sandocas". 

Se não for hora de almoço mas venham a caminho de casa, garanto que vale a pena o desvio para trazer um take-away para o jantar. Gosto de outros restaurantes, mas este é o único leitão em que até como a pele, pois é realmente estaladiça e sequinha (sim... eu faço parte do grupo de esquisitinhos que não come a pele de nada e tira as gordurinhas todas, até da picanha ;p ).



Ora, embora o nosso destino fosse a Aldeia das Dez (Aldeia de Xisto), que fica na zona de Oliveira do Hospital, subimos um pouco mais até à Mealhada para almoçarmos na Meta dos Leitões, que é o nosso restaurante preferido para comer a maravilhosa iguaria. 


Fonte: Facebook Meta dos Leitões

O restaurante Meta dos Leitões é mais rústico e simples que o Pedro dos Leitões, que é a outra grande referência na zona. Embora o segundo aparente ser um pouco mais sofisticado, na Meta dos Leitões não só o serviço é mais organizado e célere, percebendo-se que existe uma coordenação logística perfeita entre a sala e a cozinha, como os leitões me parecem ser mais pequeninos e saborosos. Não quero dizer com isto que não gosto do Pedro dos Leitões, pois também são bons, mas como o objetivo é recomendar qual gostamos mais... vence a Meta!!!


Fonte: Facebook Meta dos Leitões


Deixo também o link para o Facebook da Meta dos Leitões aqui e para o Pedro dos Leitões aqui.

Fonte: Site Terras do demo



Agora, não poderíamos terminar este post sem recomendar qual o espumante que achamos perfeito para acompanhar esta delicia.

Este espumante é de facto um dos nossos preferidos... Terras do Demo Rosé





Já almoçados... aqui vamos nós a caminho da Aldeia das Dez. Já temos reserva no Hotel Rural Quinta da Geia e algumas indicações de praias fluviais a não perder.

P.S. As fotos não são da minha autoria, pois não tiro fotos nestas circunstâncias (para não sujeitar as pessoas que estão comigo ao típico "espera aí... não comas já, é só mais esta...). Por isso, neste tipo de artigos, a grande maioria das fotos terão como fonte os sites ou redes sociais dos restaurantes abordados.

Até já!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

LOMBO DE PORCO COM FARINHEIRA E CASTANHAS

SUFLÊ DE CAMARÃO E ESPINAFRES

ALDEIAS DE XISTO - ALDEIA DAS DEZ