SALADA PRIMAVERA

SALADA D’A MOSTARDA NO NARIZ



As saladas são uma das minhas especialidades. Como já tive oportunidade de vos dizer anteriormente, antes de me dedicar um pouco mais afincadamente à cozinha, as refeições cá de casa eram essencialmente pastas e saladas. 

Gostamos de saladas compostas, com múltiplos ingredientes, crocâncias e um misto de doce e salgado. Tenho normalmente uma base de legumes que utilizo quase sempre e vou variando os restantes ingredientes consoante o que tenho em casa ou o que me apetece juntar como proteína. 

amostardanonariz



A base é geralmente uma mistura de alfaces, tomate e cenoura, à qual junto queijo mozzarella fresco, maçã Granny Smith, proteína (frango desfiado, atum de conserva ao natural (em água), salmão fumado ou camarões salteados) e finalizo normalmente com queijo ralado (mozzarella, flamengo ou emmental) e uvas. A esta base adiciono o que tiver por casa... milho, beterraba cozida, abacate, ovo cozido se a proteína é atum ou manga se for camarões, por exemplo.

Faço sempre numa grande saladeira e não tempero a salada, para que sobre e possa levar no dia seguinte para o trabalho. Temperarmos apenas no prato e também aqui é um pouco ao “gosto do freguês”. O meu marido gosta de temperar com azeite e vinagre, o meu filho só gosta de azeite e eu sou fã dos vinagretes. 

Mas vou dizer-vos especificamente que ingredientes utilizei para a salada do jantar de ontem...

amostardanonariz
Salada Primavera - Ingredientes

SALADA PRIMAVERA  


INGREDIENTES

. 1 embalagem de mistura de alfaces (usei a Alentejana do Pingo Doce)
. 1 embalagem pequena de tomate cherry 
. 2 cenouras raladas
. 2 queijos mozzarella frescos
. 2 maçãs Granny Smith, cortadas aos cubos, com pele
. 2 latas de atum ao natural 
. 1 beterraba cozida cortada aos cubos 
. 1 embalagem de queijo mozzarella ralado
. Q.b. uvas sem grainha cortadas ao meio

PREPARAÇAO

. Lavar e cortar os ingredientes e colocá-los por camadas, seguindo a ordem pela qual os ingredientes foram dados. 
. Servir, tendo a atenção de tirar até ao fundo da saladeira, para “apanharmos” todos os ingredientes. 
. Temperar a gosto (nunca colocamos sal, pois com esta variedade de ingredientes não sentimos falta)com azeite, vinagre ou molho vinagrete

BOM E SAUDÁVEL APETITE!!! 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

LOMBO DE PORCO COM FARINHEIRA E CASTANHAS

ALDEIAS DE XISTO - ALDEIA DAS DEZ

SUFLÊ DE CAMARÃO E ESPINAFRES