SUFLÊ DE CAMARÃO E ESPINAFRES

SUFLÊ DE CAMARÃO E ESPINAFRES D' A MOSTARDA NO NARIZ



ADORO SUFLÊS!!!

Infelizmente é um prato difícil de encontrar em restaurantes, daí ser uma das primeiras receitas que fiz quando me comecei a aventurar pelo mundo da cozinha.

A razão pela qual muitos restaurantes optam por não ter suflês na carta não tem a ver com a dificuldade da confecção, mas sim com a necessidade de os servir assim que saem do forno, para que o cliente, antes de mais, o veja e aprecie em todo o seu esplendor. É um facto que o nosso primeiro sentido a "comer" é a visão!

Um suflê que tenha de esperar pelos outros pratos irá arrefecer e perder toda a sua beleza. Se o suflê espera na cozinha é servido "murcho" ou então terá de ser servido antes de todos os outros pratos e "murcha" na mesa.  Esse "timing" exige que a cozinha tenha uma logística muito bem organizada entre todas as suas partidas/secções, para que todos os pratos que vão para a mesma mesa sejam servidos em simultâneo. 

Em casa felizmente não temos esse problema... Todos adoramos e inclusivamente até faço as doses em conjunto num pírex, em vez de dosear em ramequins individuais. O resultado final seria mais bonito, porque o topo sairia e ficaria com aquele aspecto típico de ter crescido acima do bordo. Mas como é cá em casa, ninguém se zanga :D 


amostardanonariz
Souflê de Camarão e Espinafres

E também não ficou assim tão mal, pois não?!


SUFLÊ DE CAMARÃO E ESPINAFRES

INGREDIENTES

. 50g manteiga + q.b para barrar o ramequim ou pírex
. 40g farinha
. 2,5dl leite frio
. 4 gemas
. 4 claras em castelo
. 1 embalagem de miolo de camarão congelado 70/90
. 1 embalagem de queijo flamengo ou parmesão ralado
. 1 embalagem de espinafres pré-lavados
. 2 dentes de alho esmagados
. 1 folha de louro
. Q.b. azeite
. Q.b. pão ralado para polvilhar o ramequim ou pírex
. Q.b. sal, pimenta e noz moscada

PREPARAÇÃO

. Pré-aquecer o forno a 200º
. Barrar 4 ramequins individuais ou um pírex com manteiga e polvilhar com pão ralado
. Numa frigideira (sauté) grande colocar o azeite, os alhos e o louro e deixar aquecer bem
. Colocar os espinafres crus e deixar que percam volume, deixando saltear um pouco no final. Reservar. 
. Fazer um molho Bechamel (base de qualquer suflê):
  . Derreter a manteiga e polvilhar com a farinha, misturando e     deixando cozer sem ganhar cor (roux ou embamata clara)
  . Adicionar o leite frio e ir mexendo até engrossar (se tiver     alguns grumos, desfazer com o mixer (varinha mágica)
. Adicionar o camarão previamente descongelado (retirar o excesso de água com um pano ou papel de cozinha), os espinafres salteados e o queijo ralado, mexer misturando bem todos os ingredientes e deixar arrefecer um pouco (neste caso como o camarão e o queijo estão frios e os espinafres mornos, não é necessário esperar)
. Adicionar as gemas e mexer bem
. Bater as claras em castelo e adicionar aos poucos, envolvendo bem todos os ingredientes (sem bater, para que não percam o ar/volume)
. Dividir o aparelho pelos 4 ramequins ou verter a totalidade para o pírex e levar ao forno a 200º durante 20 minutos (individuais) ou a 190º durante 30 minutos (pírex)
. Servir (eu gosto de acompanhar com uma salada mista ou de rúcula e tomate cherry)

BOM APETITE!!!


NOTAS:

. Quando já estiver bem dourado, tal como com os bolos, toca-se na superfície para se sentir se a crosta já está firme, abana-se um pouco e se ainda se apresentar pouco firme dever-se-á deixar mais uns minutos. Se estiver firme, pica-se com um palito em 2 ou 3 sítios para confirmar se está bem cozido.

. A base de qualquer suflê é um Bechamel, por isso poderão adicionar quaisquer outros ingredientes a gosto,  como frango desfiado, peixe cozido, queijo ricotta e espinafres, etc.

. Normalmente a receita são 3 gemas (cuja função é fazer a ligação entre todos os ingredientes principais e o bechamel) e as 4 claras em castelo (que dão a leveza e volume característicos) e cerca de 300g do ingrediente principal. Esta receita necessitou de mais 1 gema, porque a proporção de ingredientes principais era superior (cerca de 500g).






Comentários

Mensagens populares deste blogue

SALADA PRIMAVERA

PANQUECAS DE TAPIOCA E BANANA (só com 3 ingredientes)

EMPADÃO DE CARNE DA MINHA MÃE