LOMBO DE PORCO COM FARINHEIRA E CASTANHAS

LOMBO DE PORCO COM FARINHEIRA E CASTANHAS D'A MOSTARDA NO NARIZ



Comecei a fazer este lombo de porco quando passei a comprar a carne cá para casa no talho Mercado da Carne Gourmet, em Oeiras. A montra é fantástica! Não só tudo tem excelente aspecto, como também têm muitos produtos já pré-preparados, que nos facilitam imenso a vida e conseguimos fazer um "brilharete" quando temos convidados em casa, mas com muito menos trabalho. Para além disso o atendimento é excelente. Tiram qualquer dúvida sobre a forma de confeccionar o que quer que seja que lá vendam e, neste caso,  foi o empregado que me atendeu que me perguntou como o iria fazer e aconselhou-me a fazer com cerveja em vez de vinho branco, pois ficava muito bom.

Então lá vai...

amostardanonariz
Lombo de Porco com Farinheira e Castanhas


LOMBO DE PORCO COM FARINHEIRA E CASTANHAS


INGREDIENTES

. 1 Lombo de porco recheado com farinheira e castanhas
. Q.b castanhas congeladas (eu compro marca própria Pingo doce)
. 1 Cebola picada
. 4 alhos esmagados
. 4 folhas de louro
. 1 lata de cerveja 
. Q.b. Azeite 
. Q.b. Manteiga
. Q.b. Sal e pimenta

PREPARAÇÃO

. Num pirex ou travessa de ir ao forno fazer uma "cama" com a cebola picada e colocar o lombo de porco por cima.
. Acrescentar mais castanhas a gosto (já trás castanhas no recheio, mas gostamos com um pouco mais).
. Regar com a cerveja.
. Temperar com o sal, pimenta, os alhos esmagados, o louro, regar com azeite e colocar umas nozes de manteiga por cima.
. Levar ao forno a 180º cerca de 50 minutos (de vez em quando abrir o forno e regar a carne com o molho, dando uma volta nas castanhas à volta).
. Tirar do forno e deixar descansar cerca de 10 minutos antes de fatiar.

Nota 1: Antes de cozinharem carne (qualquer uma), retirem-na do frigorífico cerca de 15 minutos antes, para que não esteja tão fria. Assim a sua confecção será mais rápida.

Nota 2: Eu utilizo termómetro de culinária para ter a certeza que a carne está no ponto que quero(o IKEA vende um óptimo e barato (cerca de 7€), porque podemos colocar a sonda na carne ou peixe e tem o cabo protegido, ficando a parte digital do lado de fora do forno) . No caso da carne de porco, gosto que esteja bem passada (77ºC ou 170ºF, mas sem estar seca. Assim, tiro do forno quando o centro atinge os 72º ou 73ºC. Nos 10 minutos após se tirar a carne do forno esta continua a cozer e a temperatura ainda irá aumentar. Daí esperar-se os 10 minutos. Desta forma a carne também retém mais os sucos, libertando-os menos quando a cortarmos.

Nota 3: Para fatiar as carnes assadas ou estufadas utilizo sempre uma faca de serrilha (pão). Ao utilizar a faca de serrilha para fatiar alimentos delicados não é feita pressão para forçar o corte, ficando perfeito. 

Como sabem pelo post anterior, acompanhei este lombo com uma Batata Gratinada ou Gratin Dauphinoise. A combinação dos sabores com a farinheira e a castanha é excelente.

BOM APETITE!!!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SALADA PRIMAVERA

PANQUECAS DE TAPIOCA E BANANA (só com 3 ingredientes)

EMPADÃO DE CARNE DA MINHA MÃE