COMPOTA DE CEREJA COM BALSÂMICO

COMPOTA DE CEREJA DA MOSTARDA NO NARIZ

COM APENAS 4 INGREDIENTES


Estava com um dilema... sou louca por cerejas e por isso mal apareceram o meu marido trouxe-me uma caixa de 2kg. O problema é que, coitadinhas, não tinham quase sabor (o S.Pedro tem andado a rir-se à nossa custa) e custa-me mesmo muito comer fruta sem sabor ou "enfarinhada" como por vezes acontece com as maçãs ou os pêssegos. Daí, andei por esta net fora à procura do que fazer com elas.


mostardanonariz
Compota de Cereja com Balsâmico

Encontrei não uma, mas duas receitas de compota de cereja que me chamaram à atenção. Uma por ser super simples e na Bimby (como já postei anteriormente, não tenho Bimby, mas tenho uma Chef Express do Pingo Doce, cujas programações são idênticas) e essa mesma receita tinha um link para uma outra, que me fez revirar os olhos só de me imaginar a comer essa iguaria, pois tem na sua composição vinagre balsâmico, que ADORO. Adoro misturas agri-doces, contrastes de sabor e diferentes texturas.

Assim, embora tenha feito as duas e sejam ambas óptimas, a primeira que vou postar é a minha preferida... acrescentei só mais um pouquinho de balsâmico, porque com a quantidade original o sabor do balsâmico era quase imperceptível.

A receita original é do blogue Apples and Butter e está em inglês, daí as medidas serem apresentadas em chávenas. Mas hoje em dia compram-se conjuntos de medidores "chávena" com os respectivos 1/2, 1/3 e 1/4, bem como medidores "colher", sendo as quantidades standarizadas. Pode encontrar em qualquer hipermercado, lojas de utilidades para a casa e são muito acessíveis quanto ao preço. 

Não tendo os medidores o importante é que a chávena usada seja a mesma e sirva de referência para todos os ingredientes. Normalmente utiliza-se uma chávena almoçadeira, mas também poderá ser de chá (é um pouco menor).

No Pinterest encontrei algumas tabelas conversoras, se preferir converter para gramas e mililitros. Estão aqui.

COMPOTA DE CEREJA COM BALSÂMICO

INGREDIENTES

. 2 chávenas de cerejas sem caroço*
. 1/4 chávena de água
. 1/4 chávena de açúcar (usei amarelo)
. 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico (em vez de 1)

PREPARAÇÃO

. Num tacho, misturar a água com o açúcar em lume médio até que o açúcar se dissolva por completo

. Deixar levantar fervura, sempre em lume médio, e deixar ferver cerca de 5 minutos, até a calda ficar com uma leve cor a caramelo

. Adicionar as cerejas sem caroço e deixar cozinhar cerca de 2 minutos

. Juntar o vinagre balsâmico e deixar cozinhar até ficar com uma consistência mais densa. 

   Atenção: Após arrefecer a consistência fica ainda mais densa, se    deixar engrossar muito ao lume o resultado será um pote de          rebuçado de cereja ;D

. Deixar arrefecer um pouco e colocar num frasco ou pote de compota

SUGESTÃO:

. Todos os doces de frutos vermelhos "casam" bem com queijo Chèvre, Brie ou Camembert. Ou então nuns belos scones, com ou sem manteiga, ou numas simples tostas como as que se vêm na imagem.

BOM APETITE!!!


Para descaroçar as cerejas com maior facilidade poderá fazê-lo com um robôt de cozinha ou manualmente. Veja aqui como!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

LOMBO DE PORCO COM FARINHEIRA E CASTANHAS

ALDEIAS DE XISTO - ALDEIA DAS DEZ

VAMOS FALAR DE LEITÃO...